A Voz e o Aparelho Ortodôntico

A Voz e o Aparelho Ortodôntico

A voz é algo muito importante para todos. É através dela que somos capazes de comunicar com quem nos rodeia, seja família, colegas de trabalho ou para simplesmente dizer “Bom dia” a quem nos cruzamos na rua.

Uma das dúvidas mais comuns dos nossos pacientes, quando estão a pensar iniciar o seu tratamento ortodôntico é se o aparelho vai alterar a sua fala.

Qualquer tipo de aparelho, seja removível ou fixo, é algo estranho ao nosso corpo. O uso de qualquer tipo de aparelho exige que exista uma fase de adaptação. É necessário aprender a higienizar o aparelho, a comer com o aparelho e, claro está, é também necessário aprender a falar com ele.Nessa fase de adaptação é normal que hajam alterações na fala provocadas pelo aparelho.

Em relação aos aparelhos fixos, sejam convencionais ou autoligados, a adaptação é muito fácil. As alterações na fala ocorrem só em alguns casos e são, por norma, pouco significativas. Quando existem são também ultrapassadas em pouco tempo.

O desafio está no uso de aparelhos que ocupem a parte interior da boca, tal como aparelhos removíveis que ocupem o palato, aparelhos fixos de expansão maxilar, aparelhos de contenção removíveis, entre outros… Tendo em conta a importância da língua para pronunciar certos fonemas, o impacto destes aparelhos é um pouco maior e exige um esforço acrescido para que a fala seja normalizada. No entanto, após a fase inicial de adaptação, caso siga as nossas indicações, é possível falar normalmente estando a usar o seu aparelho.

A nossa equipa está preparada para ajudar nesses casos e para lhe dar as indicações necessárias para que estas dificuldades na fala sejam ultrapassadas mais facilmente.
Estamos sempre disponíveis via Messenger ou WhatsApp para responder a todas as suas questões.