Com o avanço das técnicas na ortodontia, o aparelho fixo também teve sua vez e foi aperfeiçoado. Agora, além do paciente ter mais opções de tratamento,  existem algumas alternativas mais ágeis e menos invasivas. É o caso do Aparelho Autoligado Metálico e do Aparelho Autoligado Estético (na foto), que auxilia a movimentação dos dentes, a higienização e até mesmo a estética do paciente. Essa mudança traz vantagens interessantes em relação aos tratamentos convencionais, desde o tempo, o preço, até a manutenção.

Descubra neste artigo quais são as principais características deste método, permitindo que tenha mais informações na hora de avaliar o tratamento ideal para si. Confira!

Principais Características:

– No aparelho ortodôntico autoligado, o arco (fio ortodôntico) é passado por uma canaleta e preso por pequenas tampas (portas) que já fazem parte de cada braquete, o que dispensa o uso de ligaduras elásticas (borrachinhas).

– Aparelhos ortodônticos autoligados têm como principal característica a baixa fricção entre os arcos ortodônticos e braquetes, o que facilita o início do tratamento por conta da diminuição da resistência inicial à movimentação.

Por que é que vale a pena optar por este tipo de aparelho?

– A ausência de elásticos facilita a higienização oral. A inexistência de borrachinhas também ajuda a evitar o acúmulo de resíduos alimentares, placa bacteriana e conseqüentemente cáries.

– É um tratamento menos doloroso.  Como os arcos são ligados directamente aos braquetes, há uma diminuição significativa das forças aplicadas sobre os dentes, gengiva, ossos e ligamentos.

Quanto tempo dura, em média, um tratamento?

Há estudos que concluíram que o tratamento ortodôntico com o sistema aparelho autoligado pode ser mais rápido em relação ao aparelho ortodôntico convencional, tendo conseguido uma redução no tempo de tratamento de até 7 meses. O tempo de tratamento depende sempre do tipo de patologia do paciente e também de quanto em quanto tempo é feita a manutenção (o indicado é que seja feita mensalmente para melhores resultados).

Faça sua avaliação e aproveite a nossa campanha “Regresso às aulas”!

Para marcar consulta basta clicar aqui.