Dia 14 de Novembro celebra-se o Dia Mundial da Diabetes e cerca de 347 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem com as consequências da doença que afecta todas as áreas da saúde, desde o sistema imunitário até o funcionamento dos rins, e que também desencadeia problemas sérios na saúde bucal. Mas os diabéticos podem usar aparelho? A resposta é clara: Sim. Mas é preciso alguns cuidados e maior atenção durante o tratamento. O aparelho dentário, principalmente o fixo, ​quando não devidamente cuidado, tem grandes chances de causar infecção e desencadear outros problemas na saúde da tua boca.

Abaixo listamos os principais cuidados e consequências que precisas ter atenção ao iniciar um tratamento ortodôntico sendo diabético:

O Médico deve estar ciente do diagnóstico de diabetes: 

O médico dentista deve estar ciente do diagnóstico de diabetes. Também é fundamental que entendas as implicações do diabetes no tratamento ortodôntico e as medidas que precisam de ser consideradas no teu tratamento.

Precisas ter mais cuidado com a higiene oral:

O cuidado com a boca já deve ser rígido durante o uso do aparelho (como o que se pode comer e como higienizar bem a boca), mas no caso de pacientes diabéticos, os cuidados precisam ser ainda mais rigorosos para evitar qualquer inflamação ou sangramento da gengiva.

A Diabetes aumenta risco de doença gengival: 

A doença gengival (ou periodontal) é um grave problema de saúde que pode levar à perda óssea e dentária se não for bem controlada.

A Periodontite também pode reduzir a capacidade de controlar o açúcar no sangue: 

A periodontite em estado avançado pode fazer com que os níveis de açúcar no sangue aumentem. Porém, quando os pacientes diabéticos ganham controlo da doença das gengivas, eles também podem obter melhor controlo do diabetes.

Se tens diabetes e precisas de um tratamento ortodôntico, não hesite em nos consultar! Sabes que estamos sempre disponíveis para ti com os melhores profissionais e à distância de um simples clique. Clica aqui.