Com a chegada dos primeiros dias frios chegam os vendedores ambulantes de castanhas assadas, nos tradicionais sacos de papel, por todas as cidades e vilas de Portugal. As castanhas, que são ricas em fósforo e vitamina B6, regulam o funcionamento do estômago, e também combatem problemas de varizes, hemorróidas, náuseas e vómitos. Mas apesar dos seus benefícios, podem trazer algum desconforto para quem usa aparelho e não consegue resistir ao cheiro nas ruas. Mas não te preocupes! É apenas preciso ter alguns cuidados especiais para conseguires deliciar-te com as castanhas e não atrapalhar o desenvolvimento do teu tratamento – e também para cuidar das outras questões da saúde bucal. Confere abaixo algumas dicas que podem ajudar.

– Usa talheres: Não abras as castanhas com os dentes pois elas podem ficar presas nos braquetes. Com o auxílio do garfo e da faca, corta a castanha para que os pedaços fiquem menores e não se prendam na estrutura do aparelho.

– Escova os dentes: Escova os dentes logo que acabares de comer. Deste modo, os pedaços que ficaram presos entre os dentes e o aparelho, saem com facilidade, minimizando a placa bacteriana.

– Usa uma escova ortodôntica: ela alcança lugares que a escova normal não consegue chegar. Assim é possível manter uma melhor higiene bucal.

– Usa fio dentário ou escovilhão: Esta dica não é só para quem usa aparelho ortodôntico e adora castanhas, mas para qualquer pessoa. O fio dentário e o escovilhão vão onde a escova não alcança e somente com o seu uso é possível limpar essas áreas. O acumular de placa pode resultar em problemas mais graves, que podem resultar em mau hálito, sangramento, doenças da gengiva, entre outros. A higiene oral é a melhor amiga num tratamento ortodôntico!

Pronto para atacar o saco de castanhas? Nós também!

Se tens alguma dúvida, precisas de marcar consulta de avaliação ou manutenção mensal, sabe que estamos sempre disponíveis para ti e à distância de um clique. Clica aqui.